sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O que é PageRank?


PageRank (PR) é a forma pela qual o Google procura representar a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet. Ele foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page, daí vem o nome “Page” Rank.
PageRankBasicamente o PageRank é uma avaliação da relevância da página. Essa relevância é divulgada em uma escala de zero a 10, o valor exibido na Barra de Ferramentas do Google, mas sabe-se que o verdadeiro valor varia dentro de uma escala logaritmica.
Para calcular o valor do PageRank, o Google considera basicamente a quantidade de links que a página recebe. Funciona de modo semelhante a uma eleição, onde cada link  é como um voto endossando a qualidade da página que recebe o link. Mas não basta ter uma grande quantidade de links para ter um PR alto, a relação semântica entre as páginas é importante, bem como a própria relevância da página que faz o link.

Ilustrando o PageRank com dados do mundo real

A idéia segue esta linha: você joga futebol e quer saber o quão bem você está jogando. Se vários amigos seus (pernas-de-pau) falam que você joga bem, não importa muito. Eles não tem autoridade para falar de futebol. Inclusive, as pessoas podem até concluir que você joga mal, por somente pernas-de-pau falarem de você.
Por outro lado, se o Ronaldinho e o Pelé falarem que você joga bem, então a relevância do seu futebol fica realmente aumentada.
Associe o fato de “falar de você” com os links que um site recebe. Se páginas de maior importância (maior PageRank) tem links para seu site, maior as chances de seu site subir o PageRank. E o fato de vários sites demenor relevância apontarem para o seu (apontar é ter um link para o seu site) não o ajuda tanto.
Outro fato é a associação dos conteúdos – a relação semântica. Voltando ao exemplo do futebol: se a Gisele Bundchen fala que você joga futebol muito bem, isso não conta quase nada dentro da comunidade de futebol, pois a Gisele Bundchen é especializada em moda, não em futebol. Se fosse um palpite sobre moda, seria de grande relevância. Mas, apesar de ser muito bem conceituada em beleza e moda, as palavras dela não tem muito peso sobre futebol.
Isso também se aplica ao PageRank. Não ajuda muito a Adobe (PR 10) fazer links para um site de futebol – os conteúdos são totalmente diferentes.
Portanto, aumentar o PageRank do seu site depende, basicamente, de conseguir mais links para ele, porém, não adianta conseguir links quaisquer.  É importante que sejam links de sites de qualidade e semanticamente relacionados ao seu – aos olhos do Google, esses são links que possuem muito valor para o cálculo do PageRank.
Quer saber mais sobre o Assunto Clique Aqui

Maicon hofman
Consultor de Negócios Ecoopertec
http://www.ecoopertecrj.com.br

6 comentários:

  1. Olá Maicon, muito bom o texto.
    Forte abraço,
    Lucas Toledo
    Dir. Sênior eCoopertec
    www.tecnologiaecoopertec.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de conhecimento é importantíssimo. Uma das piores coisas é navegar sem direção. Muitos internautas querem ser vistos, querem estar nas primeiras páginas de pesquisa. Porém muitos não sabem por onde começar. Neste post está a direção, muito bom. Agora é só pesquisar e colocar em prática.
    Parabéns ao Negócios eCoopertec, por nos manter cada vez mais informados.
    Parabéns a todos os leitores, isso comprova que vocês estão na busca constante por conhecimento.

    Rômulo Alcanfôr
    Diamante Sênior
    eCoopertec RJ
    www.equipepitbull.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Fátima Sá
    Ola Maicol, muito bom esse texto! cada fico mais feliz com as coisas que estou aprendendo na Ecoopertec, e com pessoas como vc. parabéns! gde abraço!
    10/01/2010

    ResponderExcluir
  4. Por nada Fátima! Estaremos sempre a disposição de todos para que tenham Sucesso.

    Maicon Hofman
    Consultor de negócios ecoopertec
    www.ecoopertecrj.com.br

    ResponderExcluir
  5. Grande Hofman, sem dúvida uma excelente matéria.
    A leitura de textos como este são de suma importância para os que buscam o desenvolvimento de nosso negócio.
    Carlos Vianna (Betinho)

    ResponderExcluir
  6. Maicon, texto excelente vou seguir todas essas dicas para aumentar o ranqueamento da minha loja.

    Hélio pereira júnior
    Cooperado Ecoopertec
    http://juniorshop.com.br

    ResponderExcluir