Talvez você já tenha recebido um e-mail de alguém se passando por um oficial do governo nigeriano. Ele pede ajuda e, em troca disso, pergunta qual é sua conta bancária, para depositar uma grande quantidade de dinheiro. Se você ajudá-lo, ganha uma porcentagem desse dinheiro, o que equivale a alguns milhões de dólares. Tudo o que você precisa fazer é fornecer o nome e número de sua conta de banco (e também pagar alguns subornos e taxas adicionais quando esse monte de dinheiro entrar em sua conta). Se você fizer o que e-mail diz, porém, será mais uma vítima da fraude online.
![]() Foto cedida porDreamstime Os ladrões cibernéticos coletam informações de cartões de crédito |
Às vezes, o PayPal ou seu próprio banco mandam um e-mail aparentemente oficial informando-o de que alguém está invadindo sua conta. Para verificar isso, eles pedem que você clique em um link, vá para um site que parece ser o oficial e digite suas informações pessoais. "Isso é estranho!", você pensa. "Eles já têm todas essas informações." E você está certo. Mais uma vez, você está sendo vítima de uma potencial fraude online.
Antes da internet, as tentativas de fraude eram mais diretas. Alguns ladrões mais habilidosos conseguiam pegar sua carteira ou bolsa sem que você percebesse. Bastava ligar para os bancos e companhias de cartão de crédito, porém, para evitar esse tipo de problema. Graças à internet, e também a um pouco de falta de informação de sua parte, os ladrões podem roubar sua carteira virtual e gastar todo seu dinheiro sem que você perceba.
O problema se tornou tão grave que, em 2000, o FBI e o National White Collar Crime Center lançaram o Internet Crime Complaint Center (IC3) como um centro de distribuição de informações relativas a crimes cibernéticos.
Até junho de 2007, o IC3 registrou 1 milhão de queixas. A grande maioria dos casos envolvia perda financeira relacionada a fraude. A soma das perdas foi estimada em US$ 647,1 milhões. Como as pesquisas indicam que apenas um de sete incidentes são denunciados, as perdas reais, contudo, podem ser ainda maiores. Cada um das vítimas do "governo nigeriano" perdeu em média US$ 5.100 [fonte: press release da IC3].
Felizmente, você não precisa esperar que sua conta chegue no vermelho para descobrir que foi vítima de ladrões de internet. Os alertas de fraude online podem notificá-lo sempre que houver uma movimentação suspeita em sua conta.
Quer ler mais sobre Fraude online! Clique aqui
Sucesso a Todos
Maicon Hofman
Consultor de Negócios Ecoopertec
www.ecoopertec.com.br
www.ecoopertecrj.com.br
É realmente uma ótima forma de se assegurar de fraudes, tendo esse "alerta de fraude online" te deixando a par de qualquer alteração ou transação executada.
ResponderExcluir