segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Celulares lideraram vendas na internet em 2009, aponta MercadoLivre.

    Acessando o Site da Globo.com e da Revista pegn Pequenas Empresas Grandes Negócios achei essa matéria muito Interessante!! Segue abaixo.
     Os aparelhos celulares foram os produtos mais vendidos no MercadoLivre.com no ano passado, mantendo a posição obtida em 2008. Em segundo lugar, ficaram os acessórios para celular, que subiram uma posição na mesma base comparativa. 
    Em seguida, aparecem as câmeras digitais, no terceiro lugar, e os acessórios para veículos, em quarto. Em 2008, esses produtos ocupavam a quinta colocação. Já o MP3 e o MP4 caíram do segundo lugar no ano retrasado para o quinto em 2009.
    As roupas masculinas foram destaque, tendo escalado três posições em relação a 2008, ocupando o sétimo lugar do ranking de produtos mais vendidos no MercadoLivre.com, no ano passado. Já perfumes e fragrâncias, que, em 2008, nem estavam na lista, já estão entre os dez produtos mais vendidos.
    Na análise por categorias de produtos, os aparelhos celulares e de telefonia ocuparam a liderança em 2009, com 20%, seguidos por produtos de informática, com 15%, e acessórios para veículos, com 9%.
    Em 2008, o primeiro lugar era ocupado pela categoria de Informática, com 18%, seguido por Celulares e Telefonia, com 13%, e Acessórios para veículos com 9%. " O sucesso de determinados produtos acaba impulsionando também a própria categoria. Por isso, a semelhança entre os dois rankings " , explica o diretor de Marketing e Comercial do MercadoLivre.com no Brasil, Helisson Lemos.
    Na opinião de Stelleo Tolda, COO do MercadoLivre.com, o ranking indica o perfil do internauta que compra via web. " Podemos observar três ondas de consumo ao analisarmos as vendas pela internet. Há as categorias de tíquete médio baixo, como CDs, DVDs e livros, que indicam um movimento de quem começa a comprar pela web " , afirma.
    Uma segunda onda compreende a compra de itens de tecnologia e informática, que têm preços um pouco mais elevados e hoje configuram a categoria principal no comércio eletrônico. O movimento sofre influência das novidades em termos de produtos, que estimulam o consumidor a procurar novos itens e acessórios.
    Uma terceira onda é observada em mercados mais maduros e consiste na busca de produtos relacionados a estilo de vida, segundo Tolda. Estão incluídos nesta categoria peças de vestuário, perfumes, saúde e beleza, além de itens para casa e decoração. " E já começamos a perceber a evolução deste comportamento em 2009 " , afirma. 



Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios


Maicon Hofman
Consultor de Negócios Ecoopertec
www.sucessocooperado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário